Pesquisar
Imagem/Divulgação

Faperr e instituições de ensino unem forças para impulsionar investimentos na ciência, tecnologia e inovação em Roraima

A Faperr (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Roraima) realizou um encontro com os representantes das instituições de ensino locais para discutir e definir a participação e construção de uma proposta conjunta no âmbito da chamada do programa INCT (Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia).

Estiveram presentes o reitor da UFRR (Universidade Federal de Roraima), José Geraldo Ticianeli, a reitora do IFRR (Instituto Federal de Roraima), Nilra Jane, a diretora de pesquisa da UERR (Universidade do Estado de Roraima), Flávia Antunes e demais representantes das instituições.

O programa recebe até 09 de dezembro propostas de criação de novos institutos. Criado em 2008, o programa é voltado a promover a formação de redes multi-institucionais e interdisciplinares dedicadas à investigação científica em temáticas estratégicas e enfrentamento a grandes desafios nacionais.

Durante o encontro, a diretoria da Faperr apresentou os resultados positivos obtidos neste ano no que se refere aos programas de incentivo à ciência, pesquisa e inovação em Roraima. Foram apresentadas também propostas de novos editais previstos para 2025/2026 com programas que precisam de parcerias para sua execução, beneficiando não somente a comunidade acadêmica, mas toda a sociedade.

O presidente Pedro Cerino conta que o apoio das instituições de ensino superior é essencial para a construção de um trabalho com conhecimento técnico. “Essa é a primeira reunião que nós fazemos somente com os reitores para apresentar a Faperr, os projetos, programas e editais que nós estamos desenvolvendo. Estreitando as parcerias para que nós possamos desenvolver um trabalho com mais eficiência e eficácia”, avalia.

José Geraldo Ticianeli destacou que os incentivos para pesquisadores e alunos são fundamentais para que o estado avance em projetos de inovação. “Quero parabenizar os dirigentes da Faperr por essa oportunidade de chamar as instituições de ensino e apresentar todos os editais previstos. São editais que atingem várias áreas de concentração como apoio a eventos, publicações científicas e que estão de encontro às necessidades das instituições, principalmente para os docentes que trabalham na área da pesquisa”, afirma.

Para a reitora do IFRR, Nilra Jane, a reunião trouxe novas perspectivas de trabalho. “Tem uma importância muito grande essa aproximação, essa aliança que tem que ter entre as instituições, ICTS e a própria Fundação para que a gente possa estar alavancando esses projetos, estar trabalhando em conjunto desde o início para que a execução seja mais promissora”, reforçou Nilra.

A representante da UERR, pesquisadora Flávia Antunes, também agradeceu o convite e parabenizou a Faperr pela iniciativa, principalmente de promover editais que contemplam uma ampla diversidade de áreas do conhecimento. Um grupo focal com representantes da Faperr e das instituições de ensino superior foi formado para trabalhar em conjunto visando o desenvolvimento do estado de Roraima no campo da ciência, pesquisa e inovação e da chamada Programa INCT (Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia).

 

Publicidade

Veja também:

Polícia Civil conclui investigação de roubo e prende suspeito em Boa Vista
Em 11 de setembro de 2025
Sicoob UniCentro Norte Brasileiro inicia operações com Fundo de Aval do Sebrae e expande acesso ao crédito para pequenos
Em 11 de setembro de 2025
GARANTIA DE DIREITOS
Procon Assembleia destaca 35 anos do Código de Defesa do Consumidor e reforça compromisso com a população
Em 11 de setembro de 2025
Câmara aprova regime de urgência para dois projetos
Em 11 de setembro de 2025
Ciclismo roraimense garante primeiro pódio de competição nacional
Em 11 de setembro de 2025
Mais de 15 moradias são atingidas por incêndio em Cubatão (SP)
Em 11 de setembro de 2025