Pesquisar
Imagem/Divulgação

Governo de Roraima oferece capacitações para profissionais e estudantes na Rota do Agro

Além de plataforma de negócios e entretenimento, a Expoferr Show (Exposição-Feira Agropecuária de Roraima) também é palco para uma série de atividades técnicas e capacitações.

O Governo de Roraima, por meio do Iater (Instituto de Assistência Técnica Extensão Rural) e em parceria com instituições de desenvolvimento, promove diversas palestras e capacitações durante a feira.

Essas atividades ocorrem dentro da Rota do Agro, plataforma do governo para mostrar inovações e contribuições do setor à sociedade, além de exposição de tecnologias agrícolas avançadas. Já foram qualificadas mais de 400 pessoas até o momento.

As capacitações são abertas ao público em geral e abordam temas como inovação tecnológica, sustentabilidade, mercado agrícola e outros aspectos cruciais para o desenvolvimento das cadeias produtivas. Elas promovem o crescimento e a sustentabilidade da agricultura local e são uma das frentes de extensão e assistência que fortalecem diretamente o setor agrícola e desenvolvem as cadeias produtivas no Estado.

As inscrições podem ser realizadas pelo link https://siater2.com.br/inscricao.

O presidente do Iater, Marcelo Pereira, destacou a importância das capacitações, frisando que elas trazem para os produtores informações novas das atividades que o Governo está desenvolvendo.

“São cursos que abrangem pecuária e agricultura na adoção de tecnologias que possam aumentar a produção e a produtividade, seja na parte vegetal, pecuária ou agrícola, com informações técnicas, legislações e todo o processo de produção, beneficiamento e comercialização”, explicou.

De acordo com a chefe do núcleo de produção vegetal do Iater, Raylanne Santos, estão sendo ofertadas mais de 32 palestras voltadas para produtores rurais, extensionistas e estudantes.

“Entre as capacitações podemos citar as de horticultura e compostagem, de gestão territorial, agronegócio, sobre o setor cafeeiro e manipulação de alimentos. As palestras são ministradas por profissionais da Aderr [Agência de Defesa Agropecuária de Roraima], Universidade Federal de Roraima, Sebrae, Seadi [Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação] e do próprio Iater”, afirmou Raylanne.

CAPACITAÇÕES

A acadêmica de agronomia da UFRR, Dandara Neves, participou de uma palestra com o tema de horticultura e compostagem para entender a importância da compostagem.

“Agora eu estou participando de um curso sobre boas práticas na apicultura. Já tive contato com a matéria antes, mas é sempre bom procurar sempre conhecimentos. É interessante que a Expoferr em si não é apenas uma festa, mas um lugar onde a gente adquire conhecimentos, tanto para estudantes como produtores rurais e quem trabalha com agricultura familiar”, disse.

O presidente da cooperativa Roraimel, Josias Rufino, ministrou a capacitação sobre a apicultura e o crescimento da produção de produtos melíferos no Estado.

“Hoje é muito importante a gente participar desses eventos, até porque alcançamos muitos universitários que têm interesse em trabalhar com essas culturas. E detalhe, a apicultura fortalece o homem do campo. Sem a abelha, hoje, acabou o homem do campo. Então existe uma necessidade de mostrar para os apicultores e agricultores em geral por que precisamos da polinização das abelhas no campo e o que ela traz de benefício tanto para o dia a dia no campo e como pode ser lucrativo”, finalizou Rufino.

PROGRAMAÇÃO

Todas as palestras são realizadas na tenda do Iater na Expoferr Show

Quinta-feira, dia 07

8h às 9h

Degradação de pastagens mudanças climáticas: impactos e soluções sustentáveis – CCA/UFRR

9h às 10h

Princípios básicos da produção de silagens de qualidade – CCA/UFRR

10h às 11h

Conhecendo o Crédito Rural – Iater

14h às 15h

Boas práticas na Apicultura

Iater/Roraimel

15h às 16h

Poda do Cafeeiro – Iater

16h às 17h

Produção de Adubos orgânicos com uso da lombricultura – húmus de minhoca – Seadi

17h às 18h

PNSA – Palestra “Roraima está em risco para influenza aviária?” Aderr

18h às 19h

PNCEBT: Impacto da Brucelose e Tuberculose no rebanho – Aderr

Sexta-feira, dia 08

8h às 9h

A importância do cacau em Roraima – Iater

9h às 10h

Oficina – Manipulação de Alimentos – Sebrae

10h às 11h

Oficina – Manipulação de Alimentos – Sebrae

10h às 11h

Oficina – Manipulação de Alimentos – Sebrae

14h às 15h

Oficina – Formação de Preço – Sebrae

15h às 16h

Oficina – Formação de Preço – Sebrae

16h às 17h

Oficina – Formação de Preço – Sebrae

17h às 18h

Alimentação para peixe – DOPCR/Iater

18h às 19h

PNSA: Acantocéfalo e sua ameaça na piscicultura em Roraima – Aderr


Fonte e imagens: SECOM/RR / Governo de Roraima – Leia mais

Publicidade

Veja também:

Polícia Civil conclui investigação de roubo e prende suspeito em Boa Vista
Em 11 de setembro de 2025
Sicoob UniCentro Norte Brasileiro inicia operações com Fundo de Aval do Sebrae e expande acesso ao crédito para pequenos
Em 11 de setembro de 2025
GARANTIA DE DIREITOS
Procon Assembleia destaca 35 anos do Código de Defesa do Consumidor e reforça compromisso com a população
Em 11 de setembro de 2025
Câmara aprova regime de urgência para dois projetos
Em 11 de setembro de 2025
Ciclismo roraimense garante primeiro pódio de competição nacional
Em 11 de setembro de 2025
Mais de 15 moradias são atingidas por incêndio em Cubatão (SP)
Em 11 de setembro de 2025