Pesquisar
Imagem/Divulgação

IMPACTOS Representatividade política dos militares estaduais é discutida no XV Enerp | ALE-RR

XV Enerp ocorre no Plenário Deputada Noêmia Bastos Amazonas, até esta sexta-feira (12) – Alfredo Maio ou Jader Souza/SupCom-ALE-RR

Na manhã desta quinta-feira (11), foi dado seguimento às atividades do XV Encontro Nacional de Entidades Representativas de Praças (Enerp), no Plenário Deputada Noêmia Bastos Amazonas, na Assembleia Legislativa (ALE-RR). O evento, promovido pela Federação Nacional dos Praças (Anaspra) e pela Associação dos Policiais e Bombeiros Militares de Roraima (APBM/RR), com o apoio da Casa Legislativa, reúne profissionais de todo o país para discutir melhorias e fortalecer a categoria.

O destaque da manhã foi o Painel I, que abordou a “Importância da representatividade política dos militares estaduais no Brasil”. A palestra foi ministrada pelo deputado federal Capitão Alden (PL-BA), com participação do deputado federal Albuquerque (Republicanos-RR) e, por videoconferência, do senador Ezalci Lucas (PL-DF).

Os palestrantes discutiram como a representação política impacta diretamente nas condições de trabalho e a participação da categoria nas instâncias de poder. O diálogo visa fortalecer a voz desses profissionais junto ao governo federal e garantir melhores condições de serviço, refletindo positivamente na sociedade.

Capitão Alden, autor do Projeto de Lei (PL) nº 954/2024, que propõe a tipificação do crime de resistência na abordagem policial com penas mais severas, e do PL nº 807/2024, que aborda a assistência psicossocial aos policiais vítimas de violência durante o exercício de suas funções, instou a categoria a adotar um planejamento estratégico comum para ampliar sua presença nos espaços decisórios.

Deputado federal Capitão Alden (PL-BA) propôs a criação de uma campanha anual, no mês de abril, dedicado à proposição de projetos de lei, ações e programas voltados para segurança nacional – Jader Souza/SupCom-ALE-RR

“Precisamos trabalhar para ocupar não apenas o parlamento, mas espaços em secretarias, por exemplo. Nesse sentido, precisamos, enquanto associações representativas, redefinir o nosso papel, que está se limitando a questões jurisdicionais e acesso a benefícios e serviços aos nossos filiados, mas precisamos avançar mais, como, por exemplo, várias associações se unirem com as mesmas estratégias.

Além disso, enfatizou a importância da regularização jurídica das associações de classe para fortalecer sua atuação. “As associações também precisam aprender a captar recursos. Eu, por exemplo, não consigo destinar recursos das emendas impositivas às nossas associações porque a maioria não tem a documentação necessária”, complementou o parlamentar.

Ele ainda propôs a criação de uma campanha anual, no mês de abril, dedicado à proposição de projetos de lei, ações e programas voltados para a segurança.

“Só na Câmara dos Deputados, foram aprovados 12 projetos de lei referentes às mulheres no mês de março. E todos os anos teremos o mês de março. Então queremos estabelecer o mês de abril anualmente para que programas e ações voltados para a segurança pública sejam votados. Precisamos ter essa luta como pauta nacional”, sugeriu o capitão.

Outra ideia para fortalecer a área é a proposta de emenda à Constituição que exige que pelo menos 5% dos recursos das emendas impositivas sejam destinados à segurança pública.

Por videoconferência, senador Ezalci Lucas (PL-DF) reforçou compromisso com categoria – Alfredo Maia/SupCom-ALE-RR

O senador Ezalci Lucas, por sua vez, reafirmou o compromisso dos legisladores com os desafios da profissão. “Estamos lutando pela valorização dos policiais e aprovamos a Lei Orgânica. Estamos em um momento difícil em relação ao estado mental dos policiais. Temos um contingente baixíssimo e uma defasagem salarial. Muitos policiais estão trabalhando como voluntários para complementar o trabalho, então queremos deixar muito claro que o Senado Federal, meu gabinete, está aberto para as lutas da categoria”, afirmou o senador.

Já o deputado federal Albuquerque cobrou que os recursos federais destinados à segurança pública sejam aplicados pelo governo do Estado.

Deputado federal Albuquerque (Republicanos-RR) cobrou que recursos federais destinados à segurança pública sejam aplicados pelo governo do Estado – Alfredo Maia e Jader Souza/SupCom-ALE-RR

“Esses profissionais precisam ser tratados como diferenciados, pois são eles que carregam ‘nos lombos’ a segurança do governo e da sociedade. Hoje, temos 160 milhões de reais do governo federal à disposição do governo de Roraima para investir em segurança pública no Estado, mas não estão sendo utilizados, o que gera carência de materiais e apoio para subsidiar essa profissão”, frisou o deputado Albuquerque, que também é membro da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados.

 

 

Liderança dos Militares do Maranhão e ex-diretor da Anaspra, Soldado Leite, agradeceu às famílias que apoiam o trabalho: ‘Agradeço à minha esposa, pois nosso trabalho é muito perigoso. O policial sai para trabalhar e muitas vezes pode ser o último abraço na esposa, naquele filho’ – Alfredo Maia/SupCom-ALE-RR

A liderança dos Militares do Maranhão e ex-diretor da Anaspra, Soldado Leite, salientou que a representatividade traz conquistas de direitos, que avançaram graças às constituições das associações, e expressou sua gratidão às famílias que apoiam o trabalho. “Agradeço à minha esposa, pois nosso trabalho é muito perigoso. O policial sai para trabalhar e muitas vezes pode ser o último abraço na esposa, naquele filho”, desabafou.

 

 

 

 

Presidente da ALE-RR, deputado Soldado Sampaio (Republicanos) – Alfredo Maia/SupCom-ALE-RR

O presidente da ALE-RR, Soldado Sampaio (Republicanos), reafirmou o empenho do Poder Legislativo com a pauta, que tem atuado para garantir melhores condições de serviço aos policiais. “Temos um compromisso muito forte, especialmente com a Polícia Militar nesta Casa. Fico feliz por poder receber todos vocês”, disse o presidente.

 

 

 

 

 

Após os discursos, a palavra foi franqueada à plateia, que discutiu temas atuais como o uso de câmeras no uniforme policial, benefícios como a isenção de imposto de renda, programas de habitação e, especialmente, a nova legislação eleitoral, que tramita no Senado e propõe o afastamento dos militares antes de participarem de eleições, também para magistrados, guardas civis e membros do Ministério Público.

O encontro nacional, que está sendo transmitido pela TV Assembleia (canal 57.3), Rádio Assembleia (98.3 FM) e pelo canal do parlamento no YouTube (@assembleiarr), seguirá até esta sexta-feira (12). A tarde desta quinta será dedicada a debates sobre temas de grande relevância para a categoria, como o acúmulo de cargos pelos militares estaduais e do Distrito Federal.

Na sexta-feira, serão abordados outros assuntos, como os impactos da desigualdade de gênero no acesso e desempenho da carreira militar, bem como a mentalidade inquisitorial no processo penal militar. Confira o restante da programação abaixo:

Tarde – Painel II

14h – 18h – Palestra: Acúmulo de cargo pelos militares estaduais e do DF: aspectos legais e reflexos para fins de aposentadoria e/ou transferência para reserva

Palestrante: Senador Davi Alcolumbre (AP)

Noite

20h – Atividade cultural

DIA 12/4

Manhã – Painel III

8h – 10h – Palestra: Os impactos da desigualdade de gênero no acesso e desempenho da carreira militar.

Palestrante: Coronel Camila Paiva, Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL)

10h – 12h – Palestra: Mentalidade inquisitória no processo penal militar: injustiça epistêmica

Palestrantes: Professor Wanderley Alves, ex-policial militar, advogado e mestre em Direito; e Raul Marcolino, policial militar, advogado especialista em direito penal pela Escola Paulista de Magistratura

Tarde – Assembleia Geral da Anaspra (restrita às entidades filiadas)

Noite – 20h – Encerramento com atividade cultural

Flickr ALE-RR

Os registros fotográficos do encontro podem ser acessados no Flickr da Assembleia Legislativa no endereço [https://www.flickr.com/photos/alrr/albums]

Texto: Suellen Gurgel

Fotos: Alfredo Maia e Jader Souza

SupCom ALE-RR 



Fonte: Câmara dos Deputados – Agência Câmara Notícias

Veja também:

Polícia Civil desarticula ponto de venda de drogas em barbearia no Centro de Boa Vista
Em 10 de setembro de 2025
Empreendedor roraimense participa de rodadas de negócios internacionais na Beauty Fair
Em 10 de setembro de 2025
SAÚDE MENTAL
Assembleia Legislativa reforça ações para o Setembro Amarelo em defesa da vida
Em 10 de setembro de 2025
Comissão aprova sanções administrativas para quem retardar ou frustrar licitação
Em 10 de setembro de 2025
Rio tem alerta para ventos fortes nesta terça-feira
Em 10 de setembro de 2025
Caer investe em redução de perdas e adquire mais 7 mil hidrômetros
Em 10 de setembro de 2025