Pesquisar
Imagem/Divulgação

Polícia Civil participa de blitz educativa durante campanha contra crimes de exploração sexual infantil

Nesta sexta-feira, 16, a PCRR (Polícia Civil de Roraima) através da DPCA (Delegacia de Proteção de Crianças e ao Adolescentes), em parceria com a Setrabes (Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social), realizou uma blitz educativa na praça do Centro Cívico. A ação está inserida na programação da Operação Caminhos Seguros, realizada em todo o país pelo MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública).

A ação também é alusiva à Campanha Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infantil e contou com a participação do Detran Roraima, Conselho Tutelar, alunos da Escola Estadual Ana Libória e demais instituições da rede de proteção.

De acordo com a delegada titular da DPCA, Jaira Farias, o objetivo é reforçar para a população a importância de participar do combate ao abuso e exploração sexual infantil, e todas as formas de violência.

“É uma das ações preventivas de orientação e educação no sentido do combater a violência sexual contra criança e adolescente, dentro do contexto da Operação Caminhos Seguros, coordenada pela Delegacia de Proteção a Crianças e ao Adolescentes”, disse a delegada.

Ainda segundo Jaira Farias, a Operação Caminhos Seguros segue em Roraima em duas vertentes: preventiva e repressiva. A preventiva prevê palestras nas escolas e outras ações educativas, e a repressiva está voltada às investigações que têm resultado na prisão de investigados por crimes diversos contra crianças e adolescentes.

“As pessoas podem contribuir com denúncias anônimas. Nossa meta é zerar todas as denúncias encaminhadas ao DPCA através do disque 100. Enfim, temos atuado para instaurar inquéritos, concluir investigações, representar por pedido de mandado de prisão, e todos os tipos de ações nesse sentido do combate à violência contra criança e adolescente”, destacou a delegada Jaira.

Durante a blitz educativa, foram distribuídos materiais informativos e repassadas orientações ao público sobre prevenção e canais de denúncia.

Para a chefe de Divisão de Média Complexidade da Setrabes, Gardenya Vieira, a ação é um ato de conscientização à população sobre o crime de violência sexual que vem acontecendo no Estado.

“A ação é uma forma de chamar a atenção da população para o enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes. No nosso Estado os números são elevados, e a gente precisa mobilizar o poder público, a sociedade civil para o enfrentamento a esse crime”, finalizou.


Fonte e imagens: GOVERNO DE RORAIMA POR SECOM-RR Leia mais

Publicidade

Veja também:

Empreendedor roraimense participa de rodadas de negócios internacionais na Beauty Fair
Em 10 de setembro de 2025
SAÚDE MENTAL
Assembleia Legislativa reforça ações para o Setembro Amarelo em defesa da vida
Em 10 de setembro de 2025
Comissão aprova sanções administrativas para quem retardar ou frustrar licitação
Em 10 de setembro de 2025
Rio tem alerta para ventos fortes nesta terça-feira
Em 10 de setembro de 2025
Caer investe em redução de perdas e adquire mais 7 mil hidrômetros
Em 10 de setembro de 2025
Unidos pelo amor à profissão, empreendedores do Sebrae se capacitam na Beauty Fair 2025
Em 10 de setembro de 2025