Pesquisar
Imagem/Divulgação

RECOMEÇO ‘Escritório Social’ realiza mais de mil atendimentos em 2023 | ALE-RR

O Escritório Social, programa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e que tem como principal parceira a Assembleia Legislativa do Estado (ALE-RR), divulgou balanço das ações realizadas durante o ano de 2023. Tendo como maior demanda a empregabilidade e questões jurídicas, o programa promoveu 1.179 atendimentos aos egressos do sistema prisional e familiares.

Em virtude da saída temporária, a época com maior demanda foram os meses de agosto a outubro, ocasião que possibilitou a procura pelos serviços do programa. Além disso, o gênero masculino foi o que mais procurou o suporte psicológico, jurídico, social ou administrativo do Escritório, correspondendo a 517 pessoas; o total de mulheres foi de 316.

Já o projeto Armário Social realizou 332 doações entre peças femininas, masculinas e infantis aos estabelecimentos prisionais de Roraima. De caráter permanente, o projeto possui o slogan “Despindo preconceitos e vestindo cidadania” e objetiva a arrecadação e doação de roupas e calçados ao público do sistema prisional.

A psicóloga do Escritório Social, Ylana Ferreira, destacou que as ações buscam trazer uma reinserção do egresso à sociedade, por meio de atividades que minimizem o preconceito contra essa população.

“O ano de 2023 trouxe avanços nas nossas atividades, pois implementamos a metodologia do progresso, na qual a equipe técnica do escritório desloca-se até as unidades prisionais, estabelecendo um contato com indivíduos que se encontram em regime semiaberto e vão progredir para o aberto. Além disso, firmamos parcerias, a exemplo de redes de supermercados, com o intuito de solucionar a questão da empregabilidade. Por meio dessas ações e de diversas reuniões, buscamos diminuir o preconceito e promover mais dignidade para a vida pós-sistema prisional”, disse Ferreira.

Para 2024, a coordenadora do Escritório Social, Décima Rosado, afirmou que os projetos continuarão sendo intensificados, a exemplo do Armário Social. Além disso, ela destaca que o trabalho procura suprir as principais demandas dos egressos do sistema prisional.

“Nosso apoio abrange áreas jurídicas, sociais e de empregabilidade, sendo esta última um grande gargalo. Reconhecemos que a falta de trabalho muitas vezes resulta na reincidência criminal e, por isso, buscamos oportunidades de emprego para garantir que os egressos tenham meios de se sustentar e evitem retornar ao envolvimento criminoso”, disse a coordenadora.

Atendimentos

Localizado na Avenida Getúlio Vargas, nº 4.876, bairro São Pedro, o Escritório Social realiza atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 18h, acolhendo aqueles que buscam reconstruir as próprias vidas. Para mais informações, o contato pode ser feito pelo telefone (95) 98402-5931 ou por meio do e-mail escritoriosocialrr@gmail.com.

Texto: Anderson Caldas

Fotos: Eduardo Andrade

SupCom ALE-RR

Fonte: ALE-RR | Assembleia Legislativa de Roraima – Leia mais

Publicidade

Veja também:

Empreendedor roraimense participa de rodadas de negócios internacionais na Beauty Fair
Em 10 de setembro de 2025
SAÚDE MENTAL
Assembleia Legislativa reforça ações para o Setembro Amarelo em defesa da vida
Em 10 de setembro de 2025
Comissão aprova sanções administrativas para quem retardar ou frustrar licitação
Em 10 de setembro de 2025
Rio tem alerta para ventos fortes nesta terça-feira
Em 10 de setembro de 2025
Caer investe em redução de perdas e adquire mais 7 mil hidrômetros
Em 10 de setembro de 2025
Unidos pelo amor à profissão, empreendedores do Sebrae se capacitam na Beauty Fair 2025
Em 10 de setembro de 2025