Pesquisar
Imagem/Divulgação

SAÚDE MENTAL
Assembleia Legislativa reforça ações para o Setembro Amarelo em defesa da vida

Criada no mês de conscientização sobre a valorização da vida, a campanha Setembro Amarelo busca ampliar o diálogo sobre saúde mental e romper tabus ainda presentes em torno de temas como depressão, ansiedade e suicídio. A Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR) contribui para esse movimento por meio da criação de leis, campanhas de comunicação e atendimento psicológico gratuito destinado aos seus servidores.

Não à toa, o assunto ganha destaque no debate público. Conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 720 mil pessoas morrem por suicídio todos os anos, sendo esta a terceira principal causa de morte em jovens de 15 a 29 anos. No plano regional, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) relatou, no primeiro semestre de 2025, o atendimento psicológico de 1.192 pessoas no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) em Roraima.

Diante desse cenário, a ALERR já aprovou um conjunto de leis que tratam da prevenção ao suicídio e da promoção da saúde mental. Entre elas estão a Lei nº 1.016/2016, que instituiu a Semana Estadual de Valorização da Vida e Prevenção ao Suicídio, e a Lei nº 1.542/2021, que incluiu a campanha Setembro Amarelo no Calendário Oficial do Estado de Roraima.

Mais recentemente, a Lei nº 2.210/2025 estabeleceu diretrizes para a Política Estadual de Saúde Mental no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) no estado. Outras normas importantes incluem a Lei nº 2.027/2024, que criou o mês “Maio Furta-Cor”, voltado à saúde mental materna, e a Lei nº 1.220/2017, que instituiu o “Janeiro Branco”, dedicado a ações educativas sobre saúde mental.

O presidente da Casa Legislativa, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), frisou a necessidade da atuação parlamentar para buscar políticas públicas voltadas ao bem-estar mental.

Presidente da ALERR, Soldado Sampaio destaca que a Assembleia aprova leis e promove campanhas para fortalecer a saúde mental – Marley Lima/SupCom-ALERR

A Assembleia Legislativa está atenta aos temas que envolvem saúde mental. Ao longo dos anos, aprovamos leis que fortalecem a prevenção ao suicídio e a promoção do bem-estar. Além disso, por meio da comunicação institucional e pública, bem como dos serviços internos, reforçamos que esse cuidado precisa alcançar não só os nossos servidores, mas também a população roraimense como um todo”, ponderou Sampaio.

Primeiros Sinais

A dona de casa Maria Nascimento Lima enfrentou um quadro profundo de depressão após a morte do marido e encontrou no exercício físico um caminho para recuperar a saúde e o bem-estar. Ela disse que a dedicação às atividades trouxe bons resultados e foi essencial para que ela superasse as dificuldades emocionais.

A dona de casa Maria Lima relata que o exercício físico se tornou a farmácia contra sua depressão – Jader Souza/SupCom-ALERR

Não posso mais ficar sem fazer exercício físico, pois quando passo três dias sem ir, já sinto a depressão voltando. Melhorei muito, deixei de tomar o remédio para essa doença e de várias outras, sendo o exercício uma verdadeira farmácia para mim”, contou.

Psicólogo Wagner Costa ressalta que identificar os primeiros sinais é essencial para evitar o agravamento da depressão – Eduardo Andrade/SupCom-ALERR

Nesse sentido, o psicólogo Wagner Costa explicou que identificar precocemente os sinais da depressão é fundamental para evitar o agravamento do quadro. Segundo ele, o isolamento social costuma ser um dos primeiros indícios, acompanhado de uma visão negativa sobre si mesmo, sobre os outros e sobre o mundo. “A pessoa começa a achar que não é boa o bastante, que ninguém a ajuda e que viver não vale a pena”, complementou.

Outro ponto ressaltado por ele é a importância da rede de apoio. Costa lembrou que amigos e familiares são essenciais para perceber mudanças de comportamento e encorajar a busca por ajuda profissional. “Infelizmente, apenas 5% dos brasileiros fazem terapia, enquanto 20% usam medicação. Ainda falta uma cultura de prevenção por meio da psicoterapia”, observou.

O psicólogo também reforçou a necessidade de desconstruir o tabu em torno da terapia, em que procurar ajuda não deve ser visto como algo anormal.

É um equívoco acreditar que procurar ajuda é sinal de fraqueza, pois buscar apoio profissional é uma atitude inteligente de quem não quer adoecer. O mundo anda desequilibrado e precisamos proteger nossa mente, sendo que buscar apoio é um ato de cuidado e de valorização da vida”, concluiu.

Assembleia investe na informação e cuidados com a saúde mental

A Casa Legislativa, por meio da Superintendência de Comunicação, também produz conteúdos específicos para ampliar o debate sobre saúde mental. Entre eles estão os podcasts “Do Abraço”, “Janeiro Branco” e “Vai Ficar Tudo Bem”, disponíveis no canal do YouTube do parlamento roraimense (@assembleiarr), que discutem de forma acessível as campanhas Setembro Amarelo e Janeiro Branco.

Outro destaque é o documentário “Setembro Amarelo”, produzido pela TV Assembleia, que aborda temas sensíveis como suicídio, uso de álcool e drogas e bullying, trazendo depoimentos e informações para conscientizar a população. Além disso, nas redes sociais da instituição, o quadro “Momento Saúde Mental” oferece dicas práticas de autocuidado.

A superintendente de Comunicação, Sonia Lucia Nunes, destacou a atuação da Casa Legislativa na promoção da saúde mental.

Sonia Lucia Nunes, superintendente de Comunicação, afirma que a comunicação do Legislativo amplia o debate sobre saúde mental – Marley Lima/SupCom-ALERR

Desde o início da gestão do presidente Soldado Sampaio, a Assembleia tem dado prioridade ao tema, tanto no cuidado com os servidores quanto com a população. A comunicação do Legislativo realiza campanhas e ações permanentes, a exemplo de programas fixos na Rádio Assembleia e conteúdos semanais nas redes sociais com especialistas. Isso reforça a importância do equilíbrio entre mente e corpo para a qualidade de vida”, considerou.

A preocupação também se estende ao quadro de servidores. Desde 2015, a Superintendência de Saúde e Medicina Ocupacional oferece acompanhamento psicológico gratuito, atualmente realizado por uma equipe de quatro psicólogos.

A superintendente de Saúde, Camila Costa, ressaltou a necessidade do atendimento psicológico aos servidores da Casa.

Camila Costa, superintendente de Saúde da ALERR, reforça que investir em saúde mental é valorizar o servidor – Nonato Sousa/SupCom-ALERR

O serviço garante um espaço seguro para escuta e orientação, ajudando na prevenção de adoecimentos, na redução do estresse e na melhora do desempenho profissional. Investir em saúde mental é valorizar o servidor e oferecer um serviço público de mais qualidade à população”, pontuou.

Serviços públicos disponíveis

Em Roraima, o Centro de Atenção Psicossocial III Edna Macellaro Marques de Souza, localizado na Av. Capitão Ene Garcez, 497, Centro, faz acolhimento noturno de pessoas com sofrimento psíquico. Além de consultas médicas e psicoterapia, o espaço promove visitas domiciliares, oficinas terapêuticas e apoio técnico às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do interior do estado. O atendimento é espontâneo e segue protocolos da rede de saúde mental.

Já o sistema do município de Boa Vista conta com 12 UBSs que oferecem atendimento psicológico, voltado para o acolhimento em saúde mental, grupos terapêuticos, atendimento individual e visitas domiciliares. O acesso é feito pela equipe do Programa Saúde da Família na unidade básica mais próxima da residência do usuário.

A rede municipal conta também com o Caps II Dona Antônia Matos de Campos, especializado em casos graves e persistentes de transtornos mentais. A unidade oferece oficinas terapêuticas e suporte multidisciplinar para reinserção social dos pacientes.

Texto: Anderson Caldas

Fotos: Marley Lima / Jader Souza / Nonato Sousa / Eduardo Andrade

SupCom ALE-RR 


Fonte e imagens: ALE-RR POR SUPERVISÃO DE COMUNICAÇÃO Leia mais

Publicidade

Veja também:

Empreendedor roraimense participa de rodadas de negócios internacionais na Beauty Fair
Em 10 de setembro de 2025
SAÚDE MENTAL
Assembleia Legislativa reforça ações para o Setembro Amarelo em defesa da vida
Em 10 de setembro de 2025
Comissão aprova sanções administrativas para quem retardar ou frustrar licitação
Em 10 de setembro de 2025
Rio tem alerta para ventos fortes nesta terça-feira
Em 10 de setembro de 2025
Caer investe em redução de perdas e adquire mais 7 mil hidrômetros
Em 10 de setembro de 2025
Unidos pelo amor à profissão, empreendedores do Sebrae se capacitam na Beauty Fair 2025
Em 10 de setembro de 2025