Pesquisar
Imagem/Divulgação

Viveiro de peixes e produção de hortaliças conectados promove sustentabilidade e empreendedorismo | ASN Roraima

Iniciativa fomenta a criação de sistemas de produção de alimentos sustentáveis comprometidos com a causa socioambiental.

Visando promover conhecimento científico, ambiental e empreendedor, o Colégio Estadual Militarizado Vitória Mota Cruz, desenvolveu o “Projeto Sustentável Empreendedor de Produção de Peixes e Hortaliças: Sistema integrado de aquaponia com energia fotovoltaica” que incentiva boas práticas através do aproveitamento de água e irrigação de plantas.

A ação foi implementada durante o Festival Cultural Amazônia Legal (Festal) que ocorreu no colégio, onde a proposta era criar um trabalho de iniciação científica sobre alguma característica específica da região amazônica.

No início abordamos em sala de aula a respeito da variedade de espécies de peixes que existem na Amazônia e também sobre a criação deles em confinamento junto a produção de hortaliças, e felizmente, a atividade despertou curiosidade e o interesse dos alunos, explicou o professor de geografia da escola, Edilson Bispo Feitosa Junior.

Para conseguir montar e iniciar o sistema de aquaponia os alunos realizaram vendas de bolos, cachorro quente, além de uma rifa para arrecadar dinheiro e comprar os materiais que seriam utilizados no projeto.

A educação empreendedora é algo que trabalhamos na escola com o apoio do Sebrae/RR o que foi fundamental para os alunos tomarem essa iniciativa que alcançou e sensibilizou toda comunidade escolar e externa, então é um projeto que impulsiona aprendizagem, conhecimento e espírito empreendedor, acrescentou o professor.

Além da arrecadação, o projeto também proporciona a experiência de empreender por meio das vendas dos peixes e hortaliças produzidas.

O envolvimento de todos nesta ação foi surpreendente e positivo, pois recebemos diversos depoimentos dos pais relatando a animação dos estudantes em querer aprender e desenvolver cada vez mais essas atividades, complementou.

COMO FUNCIONA O PROJETO?

Baseada na aquaponia (sistema de cultivo que consiste na criação de peixes em caixas de água conectadas a produção de hortaliças sem solo, com raízes

submersas na água), o sistema funciona como uma ‘ajuda mútua’ para ambos, pois os peixes geram 13 nutrientes que contribui com o desenvolvimento das plantas.

Os alunos participaram efetivamente de todo o processo desde a montagem aos cuidados e manutenções que é necessário fazer. Desse modo, é um projeto multidisciplinar porque utilizamos matemática, biologia, química, e principalmente a consciência ambiental, contextualizando uma atividade que pode ser exemplo para nossa realidade local, pontuou o professor.

Abordando um sistema totalmente sustentável, o projeto mostra que é possível produzir alimentos orgânicos com o reuso da água para evitar liberação de efluentes e resíduos poluentes no meio ambiente.

PRÊMIO EDUCADOR TRANSFORMADOR

Premiação correalizada pelo Sebrae, Bett Brasil e Instituto Significare identifica, valoriza e divulga projetos educacionais inovadores e transformadores, implementados por professores de todo o Brasil focados na educação empreendedora. Professores interessados em participar da 2ªEdição do Prêmio Educador Transformador têm até o dia 05 de fevereiro para se inscrever, não perca essa oportunidade. Inscreva-se aqui.

Lei a notícia completa na Agência Sebrae de Notícias – Clique Aqui!

Publicidade

Veja também:

Polícia Civil desarticula ponto de venda de drogas em barbearia no Centro de Boa Vista
Em 10 de setembro de 2025
Empreendedor roraimense participa de rodadas de negócios internacionais na Beauty Fair
Em 10 de setembro de 2025
SAÚDE MENTAL
Assembleia Legislativa reforça ações para o Setembro Amarelo em defesa da vida
Em 10 de setembro de 2025
Comissão aprova sanções administrativas para quem retardar ou frustrar licitação
Em 10 de setembro de 2025
Rio tem alerta para ventos fortes nesta terça-feira
Em 10 de setembro de 2025
Caer investe em redução de perdas e adquire mais 7 mil hidrômetros
Em 10 de setembro de 2025